Apresentação
O Departamento Nacional de Produção Mineral - DNPM e a Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira - ADIMB apresentam à comunidade geológica nacional o CD-ROM da Superfície Curie Interpretada do Campo Magnético Anômalo, na forma de mapa de todo o território nacional e de folhas ao milionésimo.
Este produto tornou-se possível graças à contribuição e o esforço sinergético de várias instituições e empresas. Entre estas destacamos especificamente a Petróleo Brasileiro S.A. - PETROBRÁS e a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais - CPRM, e genericamente as empresas e instituições associadas à ADIMB.
Por suas informações intrísecas e que permitem correlações e integrações computacionais com outros mapas temáticos, também disponíveis em meio magnético, espera-se que as informações sobre a Superfície Curie venham a acrescentar novos subsídios, tanto ao conhecimento geológico/geotectônico do território nacional, como à exploração mineral, especialmente no que se refere aos controles regionais e profundos das jazidas.
Se por um lado este CD-ROM disponibiliza em meio magnético a interpretação resultante de todos os levantamentos aeromagnéticos realizados pelo DNPM, PETROBRÁS e CPRM até esta data, por outro evidencia enormes vazios na cobertura aerogeofísica do território brasileiro.
Cabe ressaltar que, em grande áreas, tais como a do Projeto Brasil/Alemanha (Estado de Minas Gerais), os registros aeromagnéticos, embora utilizados, são extremamente precários.
Há, pois, entre outras ações, necessidade urgente de complementação e renovação de coberturas aerogeofísicas, tanto em áreas jamais voadas como as com levantamentos obsoletos, para que possa fornecer subsídios mínimos e indispensáveis às companhias de exploração mineral, sem os quais o Brasil não atrairá os investimentos necessários para transformar o grande potencial mineral do país em novos depósitos minerais.
Esperamos que a comunidade geológica nacional faça bom proveito deste novo documento técnico-científico.
Miguel Navarrete Fernandes Júnior José Francisco Martins de Viveiros
Diretor-Geral do DNPM Diretor-Presidente da ADIMB
Patrocinadores e Executores
Patrocínio do Convênio Departamento Nacional de Produção Mineral - DNPM / Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira - ADIMB.
Coordenação técnico-administrativa geral da ADIMB.
Projeto executado pela HGeo, no Laboratório de Geofísica Aplicada do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília, sob a responsabilidade de Roberto A. Vitória de Moraes e Marcelo L. Bassay Brum.
Planejamento cartográfico do Serviço de Cartografia e Sensoriamento Remoto do DNPM, sob a responsabilidade técnica de Gilberto Ruy Derze e Elaine Nunes de Moraes.
Fonte dos dados:DNPM, PETROBRÁS, CPRM
A maior parte dos dados aerogeofísicos utilizados no projeto provieram de levantamentos aerogeofísicos regionais realizados pelo DNPM, hoje sob a guarda da CPRM.
As informações aerogeofísicas das áreas de bacias sedimentares resultaram de levantamentos executados pela PETROBRÁS, cedidos ao DNPM/ADIMB exclusivamente para a elaboração dos mapas e CD-ROMs de Superfície Curie e Sinal Analítico.
A CPRM cedeu os dados de levantamentos aeromagnéticos dos projetos Juruena-Teles Pires e Tapajós.
A cessão, pela PETROBRÁS, da grade de dados aerogeofísicos 2km/2km facilitou sobremaneira os trabalhos, dando-lhes a rapidez e a precisão desejadas.
Este CD-ROM apresenta, pela primeira vez, mapas aeromagnéticos de integração de todo o território nacional, elaborado a partir de malha 2km x 2km, inclusive das áreas das bacias sedimentares.
Procedimento e Embasamento Técnico-Científico da Superfície Curie Interpretada
As estimativas das profundidades Curie foram obtidas a partir de dados de magnetometria aérea. O modelo físico usado foi o proposto por Spector e Grant (1970), consistindo em supor o relevo magnético representado por um conjunto de corpos prismáticos, de seção quadrada, com topo onde estariam as fontes intracrustais, de comprimento infinito, cada qual com magnetização constante.
A análise do espectro radial de potências em cada janela escolhida (área de 100km x 100km) para o operador resultante, serviu como base de cálculo dos parâmetros usados nas estimativas em foco (Bhattacharyya e Len 1975, 1977, Okubo et. al. 1985).
Bhattacharyya, B.K. e Len, L.K., 1975. Spectral analysis of gravity and magnetic anomalies due to two-dimensional structures: Geophysics, 40, 993-1013
Bhattacharyya, B.K. e Len, L.K., 1977. Spectral analysis of gravity and magnetic anomalies due to rectangilar prismatic bodies: Geophysics, 42, 41-50.
Okubo, Y; Graf, R.J.; Hansen, R.O.; Ogawa, K. & Tsu, H., 1985. Curie point depths of the island of Kyushu and surroundings areas, Japan: Geophysics, 53, 481-494.
Spector, A. e Grant, F.S., 1970. Statistical models from interpreting aeromagnetic data: Geophysics, 35, 293-302.
|